Deveríamos Mesmo Acabar com o STF ou o Congresso Nacional?

Com os avanços da internet, não é segredo para ninguém os custos milionários do STF - Supremo Tribunal Federal.
Segundo o próprio site do STF, em dezembro de 2019, o Supremo tinha 355 estagiários, 782 cargos de confiança e 1086 servidores concursados. Toda essa estrutura para atender apenas 11 ministros. É um verdadeiro absurdo! 
Já o Congresso Nacional, formado pela Câmara Federal dos Deputados do Brasil e o Senado Federal. O Senado Federal possui 81 Senadores. Isso sem contar os 513 Deputados Federais!! 

É muita farra com o dinheiro público não é mesmo? Isso que nem estamos citando o montante gasto com folha de pagamento e as benécies que essa turma toda tem… Mas nada disso é novidade para você! Já sabia de algo sobre isso não é mesmo?

Outro ponto que nem estamos abordando é a corrupção sistêmica, seja no Congresso Nacional, seja em todos os meios onde há poder, decisões e recursos financeiros envolvidos. Ou seja, estamos abordando apenas a superfície do problema, e já é suficiente para indignar a qualquer um!

Aqui vai a novidade: Porque só agora as vozes começam a se unir para acabar com o STF e com o Congresso Nacional? Já pensou para pensar nisso? 
São projetos de lei, vídeos de apelo popular circulando no WhatsApp e demais redes sociais, e inclusive matérias jornalísticas da mídia escrita e falada. Tudo tentando nos convencer a acabar com essas grandes forças brasileiras.

Grandes Forças? Isso mesmo! Grandes Forças… Pois, apesar das imperfeições, erros, corrupção, excesso e esbanjamento de dinheiro público (o mesmo recurso que falta na saúde, segurança pública, habitação e educação), o STF representa o mais alto grau do Poder Judiciário, enquanto o Congresso Nacional representa o Poder Legislativo.

O sistema político nacional está errado? Com certeza! Tem que mudar? Isso é um fato! Aliás, uma das piores decisões já tomadas foi a construção de Brasília! Mas, o que não pode mudar é a balança sagrada entre os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Vamos Compreender: O Legislativo decide que leis são boas para o país. O Executivo executa um plano de ação em um período determinado (quatro anos de um mandato), sempre pautado nestas leis criadas pelo legislativo. E o judiciário julga quando há discordância sobre essa execução, sobre a constitucionalidade da lei criada ou sobre a legalidade das ações dos demais poderes e indivíduos.

Por que isso é importante? Muito simples! Se o Executivo errar (por exemplo, o Presidente da República ou algum de seus Ministros), quem terá poder suficiente para pará-los ou forçá-los a dar um passo atrás? Os demais Poderes Constitucionais (Legislativo e Judiciário).

E aí voltamos à pergunta original: Porque só agora essa campanha ferrenha contra o STF e contra o Congresso Nacional? Para trazer maior onipotência ao Executivo? Alguém tem que ser capaz de barrar as ações do Presidente e sua equipe se essas ações não forem boas para o coletivo ou não estiverem dentro da lei. Caso contrário voltaremos ao feudalismo, ou pior, à monarquia.

 E a pergunta principal: Devemos acabar com o STF? A nossa resposta: NÃO! Deve-se sim reformá-lo para que tenha gastos condizentes com a realidade e não uma redoma faraônica como é atualmente. 

E quanto ao Congresso Nacional? Deve acabar? Também NÃO! Reduzir? Talvez… Desde que todos os estados e todas as classes sociais tenham a opção de escolher seus representantes e que seu poder seja moderado. 

Mas o papel fiscalizador dos Três Poderes Constitucionais, com poderes inclusive de derrubar um Presidente da República ou barrar as ações dos outros poderes, sempre pautados na lei, deve continuar.

Se um dos três poderes cair e a gente cair na mão de algum ditador, a quem iremos recorrer? Pense nisso!
Compartilhe:

Next Post

As Próximas Eleições - Primeira Parte

sáb fev 8 , 2020
<div class="at-above-post addthis_tool" data-url="http://www.horahdigital.com/jornal/deveriamos-mesmo-acabar-com-o-stf-ou-o-congresso-nacional/"></div>Sou demandado seguidamente a opinar sobre as próximas eleições em Ijuí. É um tema que me interessa por diversas razões. Procuro estar atento aos movimentos que são feitos pelas forças políticas neste período que é chamado, na falta de um termo mais preciso, de pré-eleitoral. Mas isso não significa que […]<!-- AddThis Advanced Settings above via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Advanced Settings below via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Advanced Settings generic via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Share Buttons above via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Share Buttons below via filter on get_the_excerpt --><div class="at-below-post addthis_tool" data-url="http://www.horahdigital.com/jornal/deveriamos-mesmo-acabar-com-o-stf-ou-o-congresso-nacional/"></div><!-- AddThis Share Buttons generic via filter on get_the_excerpt -->

OUTRAS NOTÍCIAS