A Unijuí, por meio de sua mantenedora, a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), realizou nesta segunda-feira, dia 8 de fevereiro, a entrega de livros didáticos de Medicina à Secretaria de Saúde de Ijuí. A compra dos materiais resulta da utilização de um saldo remanescente, no valor de R$ 9.056,39, da contrapartida de filiação do Município de Ijuí à Fidene.

Conforme explica a presidente da Fidene e reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, a sugestão de utilizar o saldo para compra de livros atende à solicitação de médicos da rede pública e de professores da Unijuí, que estão recebendo os estudantes do curso de Medicina nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs). “O curso de Medicina já está atuando nas unidades básicas de saúde e é importante que, nestes locais, exista uma bibliografia básica para consulta imediata por parte dos estudantes, professores e dos próprios trabalhadores da área da saúde. Isso se deve às necessidades impostas pela realidade que se apresenta a cada dia, de um processo formativo e de qualificação continuada dos profissionais”, explicou.

Segundo o coordenador do curso de Medicina, professor Jorge Brust, os livros contribuirão para o enriquecimento dos estudos dos médicos e das equipes que atuam na rede pública de saúde. “Temos uma excelente relação com o Município. O curso de Medicina, além de preparar os estudantes para atuação no futuro, também tem buscado contribuir com a melhoria das condições físicas de atendimento”, reforçou o coordenador, lembrando que os acadêmicos, a partir de agora, do 5º semestre, começam a participar da Atenção à Saúde. “Vamos iniciar o atendimento ambulatorial especializado dentro da área de clínica médica com os estudantes. Ou seja, eles participarão não apenas observando, mas também atendendo pessoas, resolvendo questões. E isso atende a uma demanda enorme dos municípios, e principalmente do nosso.”

Na avaliação do secretário municipal de Saúde, Márcio Strassburger, os livros vão auxiliar, e muito, no desenvolvimento e na qualificação da Atenção Primária à Saúde. “É um material que vai subsidiar a discussão teórica, prática, dos estudantes nas unidades de saúde”, explicou o secretário, ressaltando que serão mapeadas as unidades que receberão os materiais, onde há a circulação de acadêmicos do curso de Medicina.

Também estiveram presentes na entrega do material o vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg, e a coordenadora pedagógica do curso de Medicina, Heloísa Meincke Eickhoff.

Compartilhe: