Pesquisa inicia nova série de testes rápidos a partir deste sábado,27

A partir deste fim de semana, dias 27 e 28 de junho, acontece quinta etapa da pesquisa que estima a prevalência de Coronavírus na população gaúcha. Cerca de 30 entrevistadores do Instituto de Pesquisa e Opinião (IPO) irão visitar quinhentos domicílios. Serão realizadas mais quatro etapas, com previsão de encerramento no mês de setembro de 2020.

O estudo, coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) em parceria com o Governo do Estado, segue o mesmo funcionamento das etapas anteriores. A diferença está no intervalo entre as rodadas de testes e entrevistas, que será definido de acordo com o monitoramento da prevalência da Covid-19 no estado.

Como os números mais recentes indicam percentuais inferiores a 0,5%, o cronograma para a nova série prevê intervalo de quatro semanas entre os inquéritos: a quinta etapa ocorre neste final de semana, de 27 a 28 de junho; a sexta etapa deve acontecer de 25 a 26 de julho, a sétima, de 22 a 23 de agosto, e a oitava, de 26 a 27 de setembro.

Segundo o reitor da Ufpel e coordenador geral da pesquisa, Pedro Hallal, caso a prevalência aumente, o intervalo entre as etapas sofrerá redução. “Se a proporção de casos ficar acima de 1%, o intervalo passa a ser de três semanas; se ultrapassar 5% reduzimos para duas horas”, destaca ele.

Para a realização do exame, os entrevistadores coletam uma gota de sangue da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de testes em aproximadamente 15 minutos. Enquanto aguarda o resultado, o participante responde a perguntas sobre sintomas da Covid-19 nas últimas semanas, busca por assistência médica e rotina em relação às medidas de prevenção e isolamento social.  

Os entrevistadores são profissionais voluntários da área de saúde, têm o cartão de identificação do estudo e usam equipamentos de proteção individual (EPIs): máscaras, aventais, sapatilhas, luvas (todos descartáveis) e óculos de vigilância epidemiológica e órgão de segurança pública.

Em caso de dúvida, a comunidade pode entrar em contato com os órgãos de segurança do município para verificar a abordagem dos voluntários da pesquisa, pelo número: 3332-0150, com a Brigada Militar. Outros dois telefones foram disponibilizados: (55) 9 9182 6453 e (53) 9 8409 0884.

O estudo conta com a parceria de doze universidades públicas e privadas: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal do Pampa (Unipampa/Uruguaiana); Universidade de Caxias do Sul (UCS); IMED e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Passo Fundo), Universidade de Passo Fundo (UPF) e Universidade La Salle (Unilasalle).

Os financiadores do projeto são a Unimed Porto Alegre, o Instituto Cultural Floresta, também da capital, e o Instituto Serrapilheira, do Rio de Janeiro.

Os resultados são divulgados por integrantes da coordenação do estudo e do Governo do RS em aproximadamente 48 horas após a finalização da coleta de dados.

Compartilhe:

Quesia Batista

Next Post

Dois atletas do São Luiz testam positivo para a COVID-19

sáb jun 27 , 2020
<div class="at-above-post addthis_tool" data-url="http://www.horahdigital.com/jornal/pesquisa-inicia-nova-serie-de-testes-rapidos-a-partir-deste-sabado27/"></div>Após a análise dos exames para detectar COVID-19 realizados na quinta-feira durante a reapresentação do elenco do Esporte Clube São Luiz, o Departamento Médico do clube comunica o resultado positivo para dois atletas: Lucas Carvalho Da Silva e Lucio Hernandes Da Silva, ambos se encontram assintomáticos e isolados por 14 […]<!-- AddThis Advanced Settings above via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Advanced Settings below via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Advanced Settings generic via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Share Buttons above via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Share Buttons below via filter on get_the_excerpt --><div class="at-below-post addthis_tool" data-url="http://www.horahdigital.com/jornal/pesquisa-inicia-nova-serie-de-testes-rapidos-a-partir-deste-sabado27/"></div><!-- AddThis Share Buttons generic via filter on get_the_excerpt -->