Uso dos Jogos Eletrônicos e Internet: uma epidemia mascarada

Porque o uso de internet por muitas horas diárias é tão questionado? 

Este vício pode ser definido como o uso excessivo da Internet, levando a um comprometimento psicológico da pessoa, tanto relacionados com aspectos de ordem mental quanto emocional, assim como a suas interações acadêmicas, sociais e profissionais. 

O Transtorno Dependência Telas ‘Adição’ é um termo cada vez mais usado para descrever número crescente de crianças envolvidas em uma variedade de diferente atividades seja no computador, tablets ou celulares, de maneira dependente e problemática. 

A infância é uma fase de mudanças significativamente maiores na estrutura cerebral. Há evidências empíricas de que a exposição extensiva ao videogame durante esta fase pode levar à neuro adaptação e a mudanças estruturais nas regiões neurais associadas ao vício. 

Conforme o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), o Transtorno do Jogo pela Internet, infere que os Critérios Propostos são o uso persistente e recorrente da internet para envolver-se em jogos, frequentemente com outros jogadores, levando a prejuízo clinicamente significativo ou sofrimento conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes sintomas em um período de 12 meses:

1. Preocupação com jogos pela internet. (Passar a pensa na partida anterior do jogo ou antecipa a próxima partida; o jogo pela internet torna-se a atividade principal por horas)

2. Sintomas de abstinência quando os jogos pela internet são retirados. (Esses sintomas são tipicamente descritos como irritabilidade, ansiedade ou tristeza, porém não há sinais da abstinência farmacológica)

3. Tolerância – a necessidade de passar quantidades crescentes de tempo envolvido nos jogos pela internet. (Começa com pouco tempo até se entender por horas)

4. Tentativas fracassadas de controlar a participação nos jogos pela internet.

5. Perda de interesse por passatempos e divertimentos anteriores em consequência dos, e com a exceção dos, jogos pela internet.

6. Uso excessivo continuado de jogos pela internet apesar do conhecimento dos problemas psicossociais.

7. Enganou membros da família, terapeutas ou outros em relação à quantidade do jogo pela internet.

8. Uso de jogos pela internet para evitar ou aliviar um humor negativo (p. ex., sentimentos de desamparo, culpa, ansiedade, raiva).

9. Colocou em risco ou perdeu um relacionamento, emprego ou oportunidade educacional ou de carreira significativa devido à participação em jogos pela internet.

Já no que diz respeito aos fatores de risco encontrados, hoje, são:

a) Fatores psicopatológicos: TDAH, transtornos depressivos e ansiosos e fobia social (por exemplo, uso de substâncias ou sintomas obsessivo-compulsivos)

b) Características de personalidade: Impulsividade e hiperatividade e elevada procura de novidades e baixa dependência de recompensas, introversão, reduzida conscienciosidade e agradabilidade e alto neuroticismo, baixa estabilidade emocional e hostilidade (baixo nível de autocontrole e auto regulação);

d) Padrões de uso da Internet: um grande número de horas gastas on-line engajamento em diferentes videogames ou uso excessivo de internet no fim de semana;

e) Fatores sociodemográficos, como sexo ou desvantagem econômica familiar;

f) Situação atual: Estresse, solidão ou afiliação com pares que têm níveis mais baixos de aceitação social ou jovens situados em uma classe com níveis mais elevados de dependência da Internet.

Como forma de tratamento é necessário a intervenção psicológica com a psicoterapia, conciliada com a intervenção psiquiátrica com fármacos para tratar e auxiliar as crises de ansiedade desenvolvidas em decorrência da retirada destas atividades.

Aos meus leitores, comunico que, devido ao aumento de procura a atendimento psicológico, estou com a agenda extremamente apertada. Por isso, está difícil conciliar a coluna semanal, razão pela qual, esta coluna passará a ser quinzenal, sendo na primeira e na terceira semana de cada mês.

Niciane V. R. da Rosa

Psicóloga – CRP 07/30726

Next Post

Prefeitura de Panambi divulga nesta quarta-feira (06) o Edital do Concurso Público

Ter Nov 5 , 2019
A Secretaria de Administração informa que será divulgado na próxima quarta-feira, dia 06 de novembro, o Edital do Concurso Público da Prefeitura de Panambi. Abaixo você confere a lista de cargos que estarão incluídos neste concurso: 1 – Agente de Monitoramento Viário; 2 – Arquiteto e Urbanista; 3 – Auxiliar […]
error

E aí? Você Gostou? Siga-nos em nossas redes.