Pular para a barra de ferramentas
 

A causa animal em Ijuí tem urgência

Hoje quinta-feira (18), o Prefeito Andrei Cossetin recebeu dos vereadores Adalberto Noronha, Alexandra Lentz, Paulo Braga, Matheus Pompeo de Mattos, as Gurias e representantes de ONG’s e Protetores Independentes da Causa Animal, um documento com uma pauta de reivindicações de implementações de ações e políticas públicas para os animais de pequeno, médio e grande porte. O prefeito afirmou que irá analisar as propostas e até o dia 18 de março do corrente ano, o executivo municipal apresentará um plano de ações para atender as demandas da Causa Animal.

📷Foto: Quesia Batista/Administração do Município de Ijuí RS

“O número de abandonos em Ijuí contínua a ser muito expressivo, realidade que nos deixa apreensivos face à incapacidade para recolher, acolher e tratar estes animais”, referem os representantes da causa animal.

Projetos inovadores não existem apenas no mundo dos negócios, no qual é preciso gerar lucro. Governos e instituições também podem ter ideias inovadoras e aplicá-las a fim de melhorar algum aspecto da sociedade. Já falamos aqui, por exemplo, sobre Vereadores, ONGs, e voluntarios independentes que tem se unido desde 2009 no município de ijuí com projetos que se tornaram Lei em 2013 mas que conforme informações nunca foi aplicada em sua totalidade, e hoje após oito anos de luta praticamente “solitária” entregam nas mãos dos novos gestores municipais documento assinado contendo componentes norteadores para a causa animal do município deixando aberto espaço ao diálogo na definição do mesmo.

“A estimativa seria de cerca de 6 ou 7 mil animais de rua na cidade mas certamente esse último ano aumentou consideravelmente.
Sobre o número de resgates/acolhimentos, não temos uma noção da quantidade exata, porque somos em diversos protetores independentes mas, certamente passam das centenas nos último ano.

Só eu estive envolvida com mais de 30 animais resgatados nesse período, fora os que estão para adoção de períodos anteriores ou que auxiliamos por serem resgates e acolhimentos de outros protetores e simpatizantes da causa ou pessoas da comunidade que pedem ajuda por não terem qualquer condição de cuidar de animais “surgem” precisando de ajuda. Na real a ong AAAI existia desde 2001, então a Lei de 2013, foi uma batalha construída desde o início da ONG, que foi extinta no começo do ano passado.” Afirma Nice Matt.

📷Arquivo Jornal HoraH Ijuí /AAAI

Embora diversas entidades estejam a trabalhar para dar resposta a estes números, o esforço ainda é insuficiente, admite voluntária.

Para os voluntários e entidades representadas, o problema vai até agravar-se em menos de um ano, qundo a população animal sem cuidados vai se reproduzir sem controle sem falar dos riscos até mesmo levando-os a morte por atropelamentos ou envenenamento.

A causa animal precisa de cada vez mais atenção. Em Ijuí a estimativa é que existem mais centenas de animais em situação de rua, onde todos os dias os voluntários independentes e ONGs são chamados nas diversas situações de perigo, enfrentando até mesmo riscos e agressões verbais por parte dos agressores de animais por terem suas identidades reveladas enquanto as denúncias que foram feitas de forma anônima a Secretaria Municipal “vazaram”. O que nos leva a uma questão sanitária, social e também administrativa. Então, com as ferramentas que temos disponíveis e as tecnologias cada vez mais avançadas e acessíveis, por que não investir e apoiar esses bravos guerreiros para salvar os animais?

Compartilhe:

Next Post

Covid: não ruir, mas reconstruir

sex fev 19 , 2021
<div class="at-above-post addthis_tool" data-url="https://www.horahdigital.com/jornal/a-causa-animal-em-ijui-tem-urgencia/"></div>Segue o “furacão” patológico que assolou o mundo nos últimos meses, o Covid, enlouquecendo a economia, a política, a sociedade, as pessoas de forma individual. Já foi pior, embora seja importante lembrar que, oficialmente, o Brasil está, faz um bom tempo, no TOP 3 de recorde de mortes por Covid […]<!-- AddThis Advanced Settings above via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Advanced Settings below via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Advanced Settings generic via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Share Buttons above via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Share Buttons below via filter on get_the_excerpt --><div class="at-below-post addthis_tool" data-url="https://www.horahdigital.com/jornal/a-causa-animal-em-ijui-tem-urgencia/"></div><!-- AddThis Share Buttons generic via filter on get_the_excerpt -->