Pular para a barra de ferramentas
 

Coletivo propõe de Dia Marielle Franco contra violência política de gênero em Ijuí

O combate à violência política de gênero é tema de projeto de lei apresentado pelo Mandato das Gurias neste 8 de março – Dia Internacional das Mulheres. As vereadoras Bruna Gubiani, Luciana Bohrer, Tarcila Padilha, Ana Carolina Monteiro e Etienne Raseira encaminharam ao plenário proposta de inclusão no calendário oficial do município do “Dia Marielle Franco de enfrentamento à violência política contra mulheres, mulheres negras, LGBTQIA+ e minorias”, a ser comemorado anualmente em 14 de março.
Conforme justificativa do Projeto de Lei, o problema da violência política no Brasil é histórico e tem raízes estruturais. “Os direitos políticos são direitos fundamentais e promover seu livre exercício é dever do Estado e de todos os demais atores participantes do sistema político brasileiro”, enfatizam as vereadoras através do documento.
Com a criação da data comemorativa, as autoridades municipais terão referência para apoiar e facilitar a realização de divulgações, seminários e palestras nas escolas, universidades, praças e equipamentos públicos do Município, sobre Marielle Franco e a importância do enfrentamento à violência política na cidade.
14 DE MARÇO – A data escolhida é o dia do assassinato da então vereadora do PSOL do Rio de Janeiro, Marielle Franco, em 2018. “É um triste ícone desta violência, em um caso extremo. Em escala menor, cotidianamente, não faltam casos de ‘pequenas violências’ às mulheres na política. Desde assédios, ‘brincadeiras’ até casos de misoginia descarada. Precisamos falar disso pois as mulheres não darão nenhum passo atrás, vamos ocupar a política e demais espaços públicos”, reforça a vereadora Bruna Gubiani.
O QUE É VIOLÊNCIA POLÍTICA – Segundo a Organização dos Estados Americanos (OEA), a violência política é caracterizada como uma ação, conduta ou omissão realizada de forma direta ou por meio de terceiros, podendo se materializar por meio de agressões físicas, psicológicas, morais, sexuais, virtuais, institucionais, raciais, de gênero, LGBTQIA+fóbicas, entre outras, e podendo ser cometidas contra candidatas, eleitas, nomeadas ou na atividade da função pública.
Dados das ONGs Terra de Direitos e Justiça Global mostram que, enquanto os homens agentes políticos estão mais expostos à violência por meio de assassinatos e atentados, as mulheres são as maiores vítimas de ataques que buscam a intimidação, a deslegitimação dos seus corpos enquanto agentes políticos e a exposição a situações vexatórias. São elas, 76% das vítimas em casos de ofensas e em mais da metade desses casos as ofensas são motivadas pelo crime de racismo e por misoginia. Pesquisa do Instituto Marielle Franco mostra que quase 100% das candidatas ao pleito eleitoral de 2020 consultadas sofreram mais de um tipo de violência política e 60% dessas mulheres foram insultadas, ofendidas e humilhadas em decorrência da sua atividade política nestas eleições.

O projeto de lei segue para análise das comissões da Câmara, dentre elas a de Constituição e Justiça. Após receber os pareceres, retorna ao plenário para ser colocado em votação.
Na sessão de 8 de março, vereadoras usaram máscara com marca de mão vermelha em referência à violência de gênero

CRÉDITOS DA IMAGEM: João Prateado
REDAÇÃO/ASSESSORIA DE IMPRENSA: Ana Júlia Tiellet – Jornalista MTb. 12758

Compartilhe:

Next Post

Dias melhores

sex mar 12 , 2021
<div class="at-above-post addthis_tool" data-url="https://www.horahdigital.com/jornal/coletivo-propoe-de-dia-marielle-franco-contra-violencia-politica-de-genero-em-ijui/"></div>Por Quesia Batista Bom dia🌻Viver sob os olhos de uma esperança de dias melhores nos traz a sensação de estar seguro como em um longo e carinhoso abraço de quem já esteve lá.Viver é olhar a vida sob olhares que permeiam a simplicidade do amor e a ternura das mãos […]<!-- AddThis Advanced Settings above via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Advanced Settings below via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Advanced Settings generic via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Share Buttons above via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Share Buttons below via filter on get_the_excerpt --><div class="at-below-post addthis_tool" data-url="https://www.horahdigital.com/jornal/coletivo-propoe-de-dia-marielle-franco-contra-violencia-politica-de-genero-em-ijui/"></div><!-- AddThis Share Buttons generic via filter on get_the_excerpt -->