Pular para a barra de ferramentas
 

José Bonifácio é assunto de conversa com Mary Del Priore na Academia Mineira de Letras

Mary Del Priori – Foto Acervo Pessoal.

Entrevista acontece no dia 29/04 e integra a programação do projeto 22 entrevistas no Bicentenário da Independência

No dia 29 de abril, o presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares, conduz a conversa “As Vidas de José Bonifácio”, com a historiadora e escritora Mary Del Priore, autora de livro homônimo. Em formato de entrevista e transmitido ao vivo pelo YouTube da AML, o público poderá conferir a exibição às 19h30. O conteúdo integra o projeto especial “22 entrevistas no Bicentenário da Independência”.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

Conhecido como o patriarca da Independência, José Bonifácio tornou-se uma das personalidades fundamentais para a compreensão do contexto histórico em que se insere o 7 de setembro de 1822. Dotado da curiosidade que o fez viajar pelo mundo, também era extremamente ambicioso. Desejou conquistar o mundo e alcançou mais do que as circunstâncias podiam lhe oferecer.

Pesquisadora incansável, respeitada em todo o país, Mary Del Priore estudou a fundo a trajetória de Bonifácio para apresentar, na conversa com Rogério Faria Tavares, uma apurada análise de seu papel na história do Brasil e de seu legado.

No centenário da Independência do Brasil, em 1922, vários historiadores escreveram biografias elogiando e louvando José Bonifácio, sem a preocupação de fornecer uma informação mais complexa sobre a sua vida.

A partir do ano 2000, começaram a ser publicados estudos mais completos, realizados a partir de suas ideias políticas e seus interesses científicos, o que enriqueceu profundamente o repertório de conhecimentos sobre a sua contribuição para a nossa História, numa perspectiva mais sofisticada.

O bicentenário da Independência do Brasil será celebrado em 2022. Considerando a importância da data, a Academia Mineira de Letras preparou uma programação de um ano e meio para falar sobre o assunto. O projeto “22 entrevistas no Bicentenário da Independência” conta com bate-papos conduzidos pelo presidente da AML, Rogério Faria Tavares, e convidados que são referência nos assuntos abordados. As transmissões serão pela plataforma Zoom e poderão ser acompanhadas pelo YouTube da AML.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2021, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever.

 

Sobre a palestrante:

Mary Del Priore é autora de mais de cinquenta livros sobre a História do Brasil e vencedora de mais de 20 prêmios nacionais e internacionais, entre os quais três Jabutis. Colabora com jornais científicos e não científicos, nacionais e internacionais. É membro da Academia Carioca de Letras, do Pen Clube do Brasil, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e de órgãos internacionais, como a Academia Real de História da Espanha. Ex-professora de História da USP e da PUC Rio, atualmente leciona no curso de pós-graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira.

SERVIÇO:

Palestras virtual “As Vidas de José Bonifácio” – com Mary Del Priore

Data: a partir de 29 de abril, às 19h30

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente e contribuir com a formação para a cidadania. É responsável pela realização do Programa Sociocultural Unimed-BH que, ao longo de sua história, destinou cerca de R$140 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, gerando milhares de postos de trabalho, impulsionados pelo patrocínio de mais de 5.200 médicos cooperados e colaboradores. Anualmente milhares de pessoas são alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.

 

Cemig

De onde vem a nossa força?

A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações. A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade. Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br

Compartilhe:

Next Post

Grupo Menos é Mais lança 'Pagando Mal com Mal' nas rádios de todo o país

qua abr 28 , 2021
<div class="at-above-post addthis_tool" data-url="https://www.horahdigital.com/jornal/jose-bonifacio-e-assunto-de-conversa-com-mary-del-priore-na-academia-mineira-de-letras/"></div>Grupo Menos é Mais – Foto: Ricardo Ribeiro. Após o sucesso no YouTube, com mais de 1,6 milhão de visualizações, canção da revelação do pagode nacional chega aos quatro cantos do Brasil por meio das ondas radiofônicas Os brasilienses do Menos é Mais seguem conquistando cada vez mais espaço no cenário […]<!-- AddThis Advanced Settings above via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Advanced Settings below via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Advanced Settings generic via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Share Buttons above via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Share Buttons below via filter on get_the_excerpt --><div class="at-below-post addthis_tool" data-url="https://www.horahdigital.com/jornal/jose-bonifacio-e-assunto-de-conversa-com-mary-del-priore-na-academia-mineira-de-letras/"></div><!-- AddThis Share Buttons generic via filter on get_the_excerpt -->