Pular para a barra de ferramentas
 

Que calor! Que cansaço!

O Verão 2019 terá seu inicio em 22/12/2019. Pois é, o verão nem começou ainda, e já veio “matando”. E quando o calor vem assim, é comum a sensação de moleza, de cansaço, que se reflete em nosso corpo, entre outras coisas, no seu rendimento no trabalho ou na vontade de praticar exercícios. A explicação para isso remete a um funcionamento natural do corpo em busca de refrigeração.

Quanto maior o calor, mais energia o corpo gasta para tentar se manter fresco, o que em termos de temperatura corporal significa o mais próximo possível de 37°C. Quem faz esse gerenciamento é o hipotálamo, localizado na base do cérebro.

Com o aumento de temperatura no ambiente, o corpo tenta se resfriar por meio do suor – que refresca a pele ao evaporar – e aumentando a circulação de sangue por meio de vasodilatação. O sangue deve baixar a temperatura da pele – é o que faz com que pessoas claras fiquem com aparência avermelhada – e levar oxigênio para as células do corpo que passaram a ter de produzir mais energia.

Segundo a médica norte-americana, Dra. Michele Casey, “Se, no frio, o corpo treme para liberar energia e produzir calor, com a temperatura no outro extremo ele se condiciona a fazer a menor quantidade de atividade possível. Todo esse trabalho de aumentar seu batimento cardíaco e sua taxa metabólica pode então fazer com que você se sinta cansado ou sonolento”.

O calor excessivo associado ao suor e uma baixa ingestão de líquido provoca desidratação, o que piora ainda mais a sensação de fadiga. Quando há mudança repentina de temperatura, como é o caso de um dia muito quente em meio ao inverno, o corpo terá que fazer ainda um esforço maior, pois não teve tempo para se acostumar.

Ondas repentinas de calor são fenômenos muitos sérios e mortais no mundo, podendo fazer com que o corpo entre em colapso. Em 2005, por exemplo, uma onda de calor chegou a matar 2.200 pessoas na Índia.

Para rebater a moleza, a recomendação é tomar banhos frios, beber muita água e líquidos com sódio, como laranja, água de coco ou demais bebidas isotônicas.

Compartilhe:

Next Post

Sorveteria Eskimó Chega a Ijuí

qui dez 12 , 2019
<div class="at-above-post addthis_tool" data-url="https://www.horahdigital.com/jornal/que-calor-que-cansaco/"></div>Com a chegada do verão, a demanda na procura de sorvetes cresceu. Com sede de fabricação em Santa Catarina, e pensando em suprir as necessidades do consumidor, a Sorveteria Eskimó, instalou-se no município de Ijuí em 21/10/2019, com o propósito de oferecer aos clientes uma diversificação de produtos e sabores. […]<!-- AddThis Advanced Settings above via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Advanced Settings below via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Advanced Settings generic via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Share Buttons above via filter on get_the_excerpt --><!-- AddThis Share Buttons below via filter on get_the_excerpt --><div class="at-below-post addthis_tool" data-url="https://www.horahdigital.com/jornal/que-calor-que-cansaco/"></div><!-- AddThis Share Buttons generic via filter on get_the_excerpt -->